quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Instrumentos Musicais


A música permeia a educação infantil e é importante para o desenvolvimento dos pequenos. Segundo Koellreutter (apud BRITO, 2003, P.26) “a música é um meio de ampliação da percepção para quebrar preconceitos”.   
Para Sergio Figueiredo¹ os professores da educação infantil podem e devem trabalhar com música, pois têm pleno conhecimento do desenvolvimento humano nessa faixa etária.
Nosso momento com o violão:





Todos os momentos de nosso cotidiano são permeados pela música, seja ela em canções cantadas pelas professoras, com gestos, entonações, no momento de descanso com canções de ninar, ou ainda nos aparelhos de som, com as mais diversas músicas infantis, de várias épocas, estilos. Ainda, sobre a musicalização dos bebês, destacamos Brito (2003):
Podemos dizer que o processo de musicalização dos bebês e crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com toda a variedade de sons do cotidiano, incluindo aí a presença da música. Neste sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo o tipo de jogo musical têm grande importância, pois é por meio das interações que se estabelecem que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons; os momentos de troca e comunicação sonoro-musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com a música (BRITO, 2003, p.35).

Deste modo, favorecemos o contato das crianças com instrumentos musicais como violão, chocalhos, flautas, gaitas, e o que mais estiver ao nosso alcance e que possa enriquecer seus repertórios sonoro-musicais.

Referências Bibliográficas

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

¹Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo é professor do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina

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