Como já comentamos em outras postagens, a exploração dos bebês é intensa e corporal, sempre que têm a oportunidade, é uma boa ideia colocar a mão no pote de sopa e espalhar tudo com muita alegria... Assim, "melecar" é uma das atividades a serem desenvolvidas com o grupo do berçário.
Com o intuito de aprimorar o desenvolvimento do tato nos pequenos trouxemos como experiência a massa de modelar caseira.
Eles tiveram as
mais diversas reações, alguns preferiram não encostar na massinha, outros só
encostaram com o incentivo das professoras, alguns já foram logo esmagando,
levando de uma mão a outra e também levando à boca, tivemos aqueles que
demonstraram interesse em mexer apenas no trigo. Acreditamos que numa segunda experiência a
desenvoltura será com mais detalhes e riqueza.
Cunha (2001) descreve sobre a importância destes momentos de exploração e desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica no planejamento dos professores do berçário:
É possível iniciar este processo, desde o berçário, em situações em que os educadores estruturem planejamentos visando a explorar os sentidos e a curiosidade dos bebês em relação ao mundo físico, tendo em vista que, neste período, os bebês descobrem o mundo através do seu próprio corpo e dos objetos com que eles têm possibilidades de interagir.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CUNHA, Suzana R. V. da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Suzana R. V. da. Cor, som e movimento: a exploração plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre-RS: Mediação, 2001, p. 07-36.
Queridas Professoras,
ResponderExcluirLindo demais...
Ficamos muito felizes em ver nossa filha Carolina vivênciando tantas oportunidades. Essas experiências são muito importantes para o desenvolvimento da nossa pequena.
Parabéns pelo trabalho e dedicação de vocês
Obrigada
Com Carinho
Denise e Família