terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Melecando" no Grupo 1

Como já comentamos em outras postagens, a exploração dos bebês é intensa e corporal, sempre que têm a oportunidade, é uma boa ideia colocar a mão no pote de sopa e espalhar tudo com muita alegria... Assim, "melecar" é uma das atividades a serem desenvolvidas com o grupo do berçário. 
Com o intuito de aprimorar o desenvolvimento do tato nos pequenos trouxemos como experiência a massa de modelar caseira. 







Eles tiveram as mais diversas reações, alguns preferiram não encostar na massinha, outros só encostaram com o incentivo das professoras, alguns já foram logo esmagando, levando de uma mão a outra e também levando à boca, tivemos aqueles que demonstraram interesse em mexer apenas no trigo.  Acreditamos que numa segunda experiência a desenvoltura será com mais detalhes e riqueza.
Cunha (2001) descreve sobre a importância destes momentos de exploração e desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica no planejamento dos professores do berçário: 
É possível iniciar este processo, desde o berçário, em situações em que os educadores estruturem planejamentos visando a explorar os sentidos e a curiosidade dos bebês em relação ao mundo físico, tendo em vista que, neste período, os bebês descobrem o mundo através do seu próprio corpo e dos objetos com que eles têm possibilidades de interagir. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CUNHA, Suzana R. V. da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Suzana R. V. da. Cor, som e movimento: a exploração plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre-RS: Mediação, 2001, p. 07-36.

Um comentário:

  1. Queridas Professoras,

    Lindo demais...
    Ficamos muito felizes em ver nossa filha Carolina vivênciando tantas oportunidades. Essas experiências são muito importantes para o desenvolvimento da nossa pequena.

    Parabéns pelo trabalho e dedicação de vocês
    Obrigada

    Com Carinho
    Denise e Família

    ResponderExcluir