Confeccionamos para o grupo um
tapete de sensações utilizando uma variedade de materiais, como: Cds, plumas,
plásticos coloridos, feltro, renda, pelúcia. Enfim, são diversas texturas,
cores e até mesmo sons que as crianças exploram em contato com este material.
O bebê inicia suas experiências
com o mundo por meio das relações que se estabelece a sua volta e
principalmente pelo seu corpo, instrumento que está em constante descobrimento
e que ele utiliza diretamente para descobrir o mundo. De acordo com Cisz (2010):
A criança começa a explorar seu corpo nos primeiros meses de
vida. O corpo é verdadeiramente o órgão da aprendizagem, é a estrutura orgânica
que serve de suporte para a aprendizagem. Todo o aprendizado passa pelo corpo.
Ele é responsável pela captação das informações e pelo registro dessas
informações. As crianças vão descobrindo o mundo e as pessoas a partir do
contato físico e das suas ações. É importante encorajar as crianças a
vivenciarem, a sentirem e a entenderem sua corporeidade numa constante relação
com o meio e com o mundo. Por meio do corpo, ela percebe os sentidos, capta,
recebe os sons, sente os cheiros e sabores. (CISZ, 2010)
É comum levarem objetos à boca, tocar e pegar tudo o que encontram. No
espaço do NEI é nosso papel favorecer estas experiências, explorações de
maneira segura e adequada para os bebês.
Nossa vivência com o tapete das sensações foi muito intensa, todos
queriam conhecer aquela novidade, espremendo-se para chegar mais perto, tocar,
puxar, deitar, colocar a boca e morder algumas partes.
Referências Bibliográficas
Referências Bibliográficas
CISZ, Bernadete Wolff. A Criança e o seu Corpo. 2010.
Disponível em: http://www.zigzigzaa.com.br/espaco-da-pedagoga/a-crianca-e-seu-o-corpo/ (Acesso em 31/07/2012)
1xbet korean, bbkorean - Legalbet.co.kr
ResponderExcluir1xbet korean, 카지노 bbkorean, korean, korean, 1xbet korean gkorean, gkorean, bkorean, 샌즈카지노 gkorean, korean.