quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Nosso projeto, nossas intenções...

Este blog tem como objetivo a socialização das vivências e propostas pedagógicas realizadas com as crianças do Grupo 1 do NEI Zilda Arns Neumann.
Com este intuito, apresentamos um pequeno resumo do Projeto de Sala:
"Os Bebês no Espaço do NEI: Para além da sala de referência!"

Afinal o que fazem os bebês na creche além de serem cuidados pelos adultos profissionais? Temos possibilitado o que para suas relações? Consideramos que eles ouvem, vêem e sentem o mundo no qual estão se inserindo, que são afetados pelo espaço e pelo outro, e que neles interferem também? Se somos nós, adultos, incumbidos socialmente de apresentar o mundo às crianças, ajudando-as a dele fazerem parte, o que e como temos mostrado esse lugar tão rico de imagens, sons, cores, valores, saberes, entre outras coisas, aos que recém chegaram? (SCHMIDT, 2008, p. 135).

Esta foi uma de nossas inspirações ao iniciarmos nosso projeto com o Grupo 1. Sabemos também que é uma das principais dúvidas a respeito da educação com a faixa etária do Grupo 1. São reflexões que situam nosso papel como professoras de bebês, as possibilidades de trabalho e a importância que esta etapa tem para cada um deles, pois cabe a nós, educadoras e família, mostrar-lhes um pouquinho do mundo pela primeira vez...

Assim, o trabalho com o Grupo 1, objetiva propostas que tragam novos elementos de descoberta para os bebês e suas relações, ampliando suas possibilidades de comunicar-se, expressar-se e ver o mundo. Assim, a dependência dos bebês com relação ao adulto, neste contexto, ultrapassa o sentido do cuidado, mas como a própria educação infantil defende, é um cuidar/educar indissociável e interdependente. Portanto, dentre as diversas vivências, os bebês ouvem histórias, brincam com os mais variados brinquedos, brincam com seus coetâneos, dançam, cantam, dormem, dão e recebem carinho, choram, riem... Enfim, o espaço da Educação Infantil é um espaço de promoção de vivências que envolvem as interações, brincadeiras e linguagens.



Referências Bibliográficas

ROCHA, Eloísa A. Candal. e OSTETTO, Luciana E. O estágio na formação universitária de professores de educação infantil. In: SEARA, Izabel C., DIAS, Maria de Fátima S., OSTETTO, Luciana E. & CASSIANI, Suzani. (Orgs.) Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a cultura escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.

SCHIMITT, Rosinete Valdeci. Mas eu não falo a língua deles! : as relações sociais de bebês num contexto de educação infantil. Dissertação de Mestrado –  Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008.






Nenhum comentário:

Postar um comentário