quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Conhecendo o Boi de Mamão e seus personagens...

Não poderíamos deixar de apresentar aos pequenos um pouco de nossa cultura do Boi de Mamão, este que está presente em nosso NEI quase que diariamente na aulas de Educação Física da professora Adriana. Da porta da sala, ou em nosso berço com rodinhas, nossos bebês assistem as crianças maiores nas brincadeiras e dança do Boi, e já balbuciam algumas "palavras" fazendo referência a ele.  
Assim, trouxemos uma sacola com alguns personagens confeccionados artesanalmente pela professora para  proporcionar às crianças este contato inicial com as danças e brincadeiras da cultura açoriana.








Foi um momento muito gostoso e divertido, dançamos algumas músicas do Boi de Mamão, brincamos com os personagens e pudemos perceber que a Bernúncia é o personagem preferido, com sua boca que abre e fecha. 


terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Melecando" no Grupo 1

Como já comentamos em outras postagens, a exploração dos bebês é intensa e corporal, sempre que têm a oportunidade, é uma boa ideia colocar a mão no pote de sopa e espalhar tudo com muita alegria... Assim, "melecar" é uma das atividades a serem desenvolvidas com o grupo do berçário. 
Com o intuito de aprimorar o desenvolvimento do tato nos pequenos trouxemos como experiência a massa de modelar caseira. 







Eles tiveram as mais diversas reações, alguns preferiram não encostar na massinha, outros só encostaram com o incentivo das professoras, alguns já foram logo esmagando, levando de uma mão a outra e também levando à boca, tivemos aqueles que demonstraram interesse em mexer apenas no trigo.  Acreditamos que numa segunda experiência a desenvoltura será com mais detalhes e riqueza.
Cunha (2001) descreve sobre a importância destes momentos de exploração e desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica no planejamento dos professores do berçário: 
É possível iniciar este processo, desde o berçário, em situações em que os educadores estruturem planejamentos visando a explorar os sentidos e a curiosidade dos bebês em relação ao mundo físico, tendo em vista que, neste período, os bebês descobrem o mundo através do seu próprio corpo e dos objetos com que eles têm possibilidades de interagir. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CUNHA, Suzana R. V. da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Suzana R. V. da. Cor, som e movimento: a exploração plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre-RS: Mediação, 2001, p. 07-36.